terça-feira, 30 de abril de 2013

Como saber quem segue o Mal?

Como saber quem segue o mal?

Essa foi a pergunta da Sophia Mel (6 anos) para a sua mãe.

Ao educarmos as nossas filhas para a vida, voltamos a rever a própria vida e a encarar novamente aquilo que passa muitas vezes despercebido no dia a dia de cada um de nós. As perguntas das nossas filhas nos acordam muitas vezes. A curiosidade delas, e a necessidade delas de saber o que há no mundo e na existência nos fascina e nos desafia.

O Desafio maior portanto, é sermos em nós mesmo o exemplo. Pois é em nós que elas verão o bem ou o mal, a morte ou a vida. É além do nosso discurso de pais e educadores que elas vêem, percebem e absorvem as liçōes da vida, ou a forma de viver a vida. Princípios e valores morais devem ser compartilhados, mas antes devem fazer parte de nós. Encarnar o amor, a moral, a pratica do bem como conteúdos que vem do Perfeito Deus, e isso não vem de nós, Mas do Amor Maior, devem ser cultivados e assim naturalmente compartilhados com nossos filhos. Nesse processo eu tenho esperança. Pois sei que Jesus em nossa vida diária salva-nos da maldade.

Mas, voltando a pergunta da Sophia,

Como saber quem segue o Mal?

- Primeira coisa, a Sophia já sabe que o mal existe. Mas ela quer saber mais, ela quer saber como identificá-lo.

- O mal está no coração(mente)das pessoas e aparece nas atitudes, nas práticas delas. Aparece principalmente em suas reaçōes, já que na ação tentamos fingir e as vezes produzimos uma "verdade" que nada tem haver com o que realmente sentimos.

- O fato é que uma arvore boa nao pode produzir frutos maus, assim como uma arvore má não pode produzir frutos bons. Pelos frutos os conhecereis. (essa é a dica)

Essa é a dica de Jesus no Evangelho segundo Mateus 7





Mas, seguindo a conversa, claro que agente tentou falar numa linguagem que elas entendessem, nós descobrimos que a Sophia estava na verdade, avaliando o comportamento de uma de suas amiguinhas na escola, que insisti em fazer o mal, e depois vem pedi desculpa, e volta a prática do mesmo erro.

O que fazer Sophia?

_Filha, fala a ela que você não gostou do que ela fez e que deseja que isso não se repita mais. Diga a ela que não basta fazer o mal e depois pedir perdão. Mas ela deve parar de praticar o mal e praticar o bem. Pois o perdão deve nascer de uma transformação que o bom Deus produz dentro de nós que nos constrange de maneira natural a praticar o bem. Diga a ela minha filha que você a ama mas deseja que o relacionamento de vocês seja baseado no bem comum. E, assim Sophia, a Luz que esta em você poderá acender a Luz que nela pode estar apagada por alguma razão. Pois todos nós Sophia fomos criados a Imagem do Amor e da Bondade, que muitas vezes se apagou por ventos de maldade, Mas que pode ser reacendida com o vendo do Bem, que passa de pessoa a pessoa, não pela rejeição, desprezo, ou retribuindo mal por mal, ou ofensa por ofensa, Mas vencendo o mal com o bem!

_ Filha, eu acredito nisso, nisto eu tenho esperança!

....

Oração de São Francisco, quisera ser a nossa oração:

Oh Mestre, fazei-me instrumento de vossa paz
onde houver ódio que eu leve o amor
onde houver discórdia que eu leve a união
onde houver dúvida que eu leve a fé

Oh Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado
compreender que ser compreendido
amar que ser amado

Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se vive para a vida eterna!

Mr Braga
Florida, 2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário