quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O que buscar, A quem seguir?


Alvo Sugerido Aos Seguidores do Rei Jesus, a todos nós, filhos do Amor.

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.  Colossenses 3:12


Revista-se de:

Revertir-se, significa simplesmente se vestir novamente. De maneira consciente se cobrir com uma roupa. No caso de comportamento, praticar de algumas virtudes. Ao invés de mentir falar a verdade, deixar de fazer o mal e praticar o bem. De agir motivado por soberba, buscar praticar a humildade, substituir egoísmo por altruísmo.

Eu acredito que podemos ser transformados a medida que praticamos o que é bom como um ato de fé e esperança, e resultado natural do relacionamento com a Bondade. A prática repetida não só produz um hábito, como também transforma. O próprio Jesus "tomando forma de servo, não usurpou de ser igual a Deus... A si mesmo se esvaziou, tomando forma de servo". Esse tomando forma, pressupõe atitude e prática consciente de decidir ser/agir com tal. Essas coisas constituem decisão e prática!... Logo temos essa missão de ser e viver. E, Mesmo que sejamos "vestidos" de orgulho, podemos nos despir dele e se revestir de humildade.

Mas é importante enfatizar que É somente pela influência do Daquele que é a própria Humildade, Mansidão e Bondade que poderemos ser/agir com tal virtudes! Ele em nós, esperança!


Profunda compaixão:

uma pesquisa demonstrou que quando mais religioso, menos ato de compaixão a pessoa demostrava. Logo, Não é pela religião Mas por Jesus em nós, seremos compassivos e misericordiosos.

As religiões pregam a compaixão com o próximo. Mas, na prática, quem é religioso não liga muito para a compaixão. Isso foi constatado por um estudo da Universidade de Berkeley, nos EUA, que analisou a vida e os hábitos de 1 337 pessoas adeptas de vários credos. As pessoas menos religiosas se guiavam principalmente pela compaixão quando faziam algum ato de caridade - como oferecer o assento do ônibus a um estranho, por exemplo. Já entre os mais devotos, era diferente. "Os mais religiosos baseiam sua generosidade em outros fatores, como a doutrina e a reputação ante os membros da comunidade", diz o sociólogo Robb Willer, autor do estudo.

Leia Mais em: 


Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. Perceber o outro e mover-se para ajuda-lo, compartilhar algo que mude a realidade do outro.

Para um seguidor de Jesus que agindo com profunda compaixão se entregou por nós quando ainda errámos pecadores, a Compaixão deve ser alvo de prática. Temos agido com compaixão?

bondade:

A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, neste sentido tem por sinônimo a benevolênciaO próprio Jesus disse certa vez, não me chames bom. Bom é meu pai que está nos céus!... E, agora? Como o próprio Jesus, o Bom Pastor não admitiu ser chamado bom?... Imagina eu que nasci em pecado, fui concebido no pecado, e habito em meio a este estado onde o mal predomina em nossa carne, e que como o apóstolo Paulo retratou bem dizendo: O bem que quero não o faço, e o mal que não quero isso pratico!... Miserável homem que sou! Quem me livrará dessa condição?... Só O Cristo Ressuscitado, A própria bondade em mim, pode me livrar dessa maldade... Ele em mim me inspira a bondade! Deus nos emprestou um pouco de nossa bondade nesse mundo mal, que jaz no maligno, Mas que é salvo pela bondade!

humildade:

Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas.




Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Romanos 12:3


mansidão:

Com base na palavra original grega utilizada no Novo Testamento, a palavra MANSIDÃO significa literalmente FORÇA SOB CONTROLE

R. N. Chaplin comenta: “Trata-se de uma genuína falta de maldade e aspereza, de mistura com as qualidades da paciência e da gentileza. Trata-se de uma submissão do espírito humano para com Deus; e, em seguida, para com o homem. A mansidão é resultado da verdadeira humildade, por causa do reconhecimento do valor alheio, com a recusa de nos considerarmos superiores. Deus é a fonte dessa graça, e Cristo Jesus é o seu exemplo supremo, o que demonstrou em todo o seu modo de tratar os homens.”

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Mateus 11:29


paciência:

Paciência, do hebraico savlanut e do grego καρτερία

Etimologias (dentre muitas, destacamos apenas as quatro abaixo):

Resignação na dor.

Capacidade de esperar com calma; de perseverar com ânimo sereno.

Capacidade de suportar ofensas alheias, mesmo tendo condições de revidá-las, ou de se defender.

Capacidade de resistir as aflições, com resignação.



Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 


Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. 


Mr Braga
Setembro, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário