segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O que fazer com a ansiedade?

Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
( 1Pe 5:7)

A Ansiedade é um estado emocional que envolve uma inquietude pela vida, a ancia pela vida, por satisfazer a necessidade da alma de quietude e paz. Sentimentos de medo que também envolve uma perturbação do Sistema Nervoso Central, A ansiedade traz sinais e consequências no corpo e comportamento como fadiga, insónia, irritabilidade, obesidade, dor de cabeça, e outros.
Para Sigmund Freud, Ansiedade é o medo de “algo incerto, sem objeto”.
Para o psiquiatra australiano Aubrey Lewis que, em 1967, descreveu o termo como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”. De uma forma geral, a ansiedade é um sentimento incômodo e projetado para o futuro. A pessoa ansiosa vive num estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer – e causar sofrimento. 

  • O que frequentemente fazemos para aliviar a ansiedade?

  • # Usamos o Cartão de crédito. Saímos as compras compulsivamente tentando compensar esse desconforto com o "prazer" que o consumismo proporciona. Mas, no futuro essa divida gera mais ansiedade ainda. Temos que evitar essa "solução", senão aquilo que parecia ser uma solução se transformará em desilusão, e complicará cada vez mais a situação.

  • #Recorremos as Drogas ilícitas. A sensação de alívio que as drogas proporcionam são outra saída, mas os efeitos colaterais são um dos maiores causadores de ansiedade. Esse alivio momentâneo gera mais ansiedade, além de produzir dependência química e outros males.

  • #Comemos demais. A disfunção alimentar é um dos maiores sinais que estamos ansiosos, o prazer de comer que proporciona a fuga desse mal estar gerado pela ansiedade...

  • O Que FAzer Com a Ansiedade nossa de Cada Dia?

  • #Acreditar que Deus cuida de nós;
Palavras de JEsus em Mateus 6:25

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Ainda no mesmo de Mateus e no mesmo capítulo e agora nos versículos 32,33,34 diz: Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

  • #Se permitir sentir e lidar com a ansiedade. Ela faz parte da nossa humanidade.

Se ansiedade faz parte da nossa natureza, é possível conviver com ela pacificamente, pois a medida que vamos entendendo isso, reconhecemos que nem tudo precisa ser um motivo de preocupação o tempo todo. E, todos sentem Ansiedade... 

Oito em cada 10 trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira, segundo pesquisa de uma associação internacional voltada ao estudo do estresse. Em algum momento da vida, você vai sentir a sensação de que não vai dar conta das coisas. Não existe quem nunca tenha sofrido com a ansiedade. 
O medo é um sentimento essencial para descrever a ansiedade. Ambos surgem no mesmo sistema do nosso corpo, o límbico, e estão localizados nas mesmas regiões do cérebro: a amígdala, a substância cinzenta periaquedutal e o septohipocampal. As 3 são áreas que fazem parte do nosso mecanismo de defesa, que analisa o mundo à volta à procura de ameaças, registram os perigos e também armazenam novos riscos para o futuro.

“Se a pessoa é muito catastrófica e imagina o tempo inteiro que as coisas vão dar errado, ela sofre mais com a ansiedade”, diz Thiago Sampaio, psicólogo membro da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta). Essa idéia de pensamento catastrófico faz uma pessoa ser mais preocupada do que outra. E é central para entender a ansiedade no ser humano.
#falar com Deus, amigos, verbalizar...

#Buscar ajuda terapêutica;

#tomar remédio, quando devidamente receitados pelo Psiquiatra; 

  • #praticar exercícios físicos, e atitividades prazerosas; 


Deus tem cuidado de nós, isso é um fato que experimentamos todos os dias. Sempre após enfrentarmos lutas, percebemos que desperdiçamos ansiedade desnecessária, e que Deus mais uma vez cuidou melhor que nós daquilo que cabe a Ele.
A Nossa ansiedade não ajuda em nada o curso da vida. Por isso assumir que estamos pre-ocupados, lembrar que Deus cuida, que não podemos controlar nada, e que nossa vida esta em Deus, pode ajudar-nos!

MR.Braga
September, 2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário