sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Quem ama diz Não

Quem ama seus filhos diz Não!


Nós pais temos a grande responsabilidade de criar nossos filhos e forjar neles a pessoa que queremos. Nós os construímos para o futuro. Forjamos neles o tipo de pessoa adulta que queremos. Essa responsabilidade é nossa.

Portanto, tudo o que fazemos com eles, o tipo de relacionamento que desenvolvemos como eles, e principalmente o limite que estabelecemos entre eles e o mundo ao redor formaram o carater deles, formara o adulto que eles serão.

Sabemos que vivemos em sociedade, por isso se faz necessário saber os limites de ir e vir, de respeito a si mesmo e ao próximo. Se um adulto não sabe viver em sociedade, respeitar as outras pessoas, ou a propriedade alheia, ele pode ir preso ou ter outras consequências que vão da simples marginalidade até a morte prematura.

Já vi relatos de prisioneiros que diziam: "Estou aqui porque minha mãe nunca me disse um NÃO!"

o que você acha desta declaração?

As vezes dizemos que fazemos tudo pelo filho porque quando crianças éramos pobres e vivemos escassez ou mesmo porque pensamos que dizer sim para tudo é uma linguagem de amor..,
dizemos sim para tudo como expressão de amor, que tentativa de não frustar nossos filhos acreditando que isso gera sofrimento para eles. Mas, tudo isso representa na verdade um mal imensurável.

Quando dizemos sim para tudo, passamos para eles a mensagem que eles podem tudo, podem ter tudo toda hora, e que todos devem servi-lo, de que eles são o centro de tudo. Os inflamamos o ego, e os treinamos para casamentos arruinados, e os enfraquecemos para toda a vida.

Estabelecer limites saudáveis para os filhos, ensina-los o contentamento, a realidade de que nem tudo que eles querem eles podem ter, ensina-los a compartilhar, a dividir, a respeitar, etc... passa pelo dizer não!

Esse é um não que gera sim para a vida saudável de amor e respeito pelo próximo e pela vida.


Mr. Braga
Outubro, 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário