domingo, 15 de abril de 2012

Criar Filhos na Disciplina do Senhor.

Aos pais que como eu buscam aprender a criar "seus filhos" como Filhos de Deus. Primeiramente, uma consciência importante para nós como pais é reconhecer que "nossos filhos", não são nosso filhos, eles são na verdade, filhos de Deus. Logo, Deus é o verdadeiro Pai deles. Diante disso, não podemos cria-los com a nossa disciplina, Mas na Disciplina do verdadeiro pai deles

Nossa missão implica em facilitar e demostrar o modelo de relação que eles devem ter com Deus. Nós pais, temos a difícil tarefa de mostrar quem é Deus e como é Deus a eles. O tipo de relacionamento que eles desenvolveram com Deus é modelado pelo relacionamento que temos com eles. (deu pra entender?)

Ouvi um pai dizer: Disciplinei meu filho, bati nele! 
Para muitos pais, disciplinar é bater no filho quando ele fizer uma "coisa errada". é punir o malfeitor! E, denunciando a negligência paterna: é disciplinar o "mal criado". Se ele é mal criado, nós somos os maus criadores! Honestamente, isso não é educar isso é torturar e criar revolta e ira aos nossos filhos. "não irriteis vossos filhos!", "Mas antes eduque-os na Disciplina do Senhor." 

...O que é criar filhos na Disciplina do Senhor?

Disciplina: A palavra "disciplina" deriva-se de "discípulo" e tanto uma quanto outra palavra, ambas tem origem do termo latino para pupilo que, por sua vez, significa instruir, educar treinar, dando idéia de modelagem total de caráter.

A palavra disciplina lembra ensino, exemplo, treinamento, misericórdia, caminhar junto, ajudar o pequeno aluno. Portanto, trata-se de um processo que envolve treinamento consciente nos princípios da família. Nesse caso nos princípios do nosso verdadeiro Pai. Logo, precisamos ter tempo de qualidade com os filhos e ensina-los em todo o momento de maneira expontânea e prática. Para que ele vejam em nós como se vive a relação com o Pai

O pai que disse ter disciplinado o filho ao bater na criança, é um homem muito ocupado no trabalho e não tem tempo para os filhos, chega em casa tarde, não participa da vida dos filhos, e quando esta em casa não quer ouvir nem a voz dos filhos por estar muito cansado. Ele nunca parou para ouvir o filho, brincar com ele e entrar no mundo do filho para se conectar com ele. A única participação desse pai é suprir o material e bater no filho quando este desobedecer as ordens do General. 

Tentando ser prático: Meus filhos devem ser prioridade, devo olhar pra eles como discípulos pelos quais eu devo dar a minha vida e ensina-los com amor, carinho é paciência como é a vida com Deus. 

Algumas Dicas:

- estude e entenda a personalidade do seu filho;
- aprenda a linguagem que alcança a atenção e interesse do seu filho;
- demostre o amor que voce tem por ele;
- afirme as habilidades do seu filho e ajude-o a desenvolver aquilo que eles precisam melhorar;
- ore e estude os princípios cristãos com eles;
- conte história, leia junto, ore junto, brinque junto.
- peça perdão do seu filho quando você errar;
- acredite no seu filho;
- ouça o que ele tem a dizer;
- priorize o seu filho quando você pensar/planejar qualquer coisa;
- encoraje o seu filho a fazer coisas boas como ajudar pessoas;
- ore pelo seu filho e demostre pra ele o amor do Pai;
....

Que Deus te dê sabedoria pra criar os filhos Dele que agente chama de nossos filhos!

Wanderley Braga
pai emprestado da Vhida e Sophia.
Abril/ 2012 










Nenhum comentário:

Postar um comentário