quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa

"Eu vi, eu vi a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos." Êxodo 3


Esta semana agente é incentivado a relembrar da páscoa (passagem da escravidão para liberdade). Quando na História do povo hebreu Deus libertou Seu povo da escravidão no Egito e do domínio de Faraó através de um simples homem chamado Moisés. No processo desta libertação Deus enviou as Dez Pragas ao Egito que serviram como sinal do Poder de Deus. Finalizando com a passagem do Anjo da Morte que matou o primogenito de cada casa que não havia a proteção do Sangue do Cordeiro. Onde havia o sangue, o Anjo da Morte passava por cima da casa. (leia sobre a páscoa em Êxodo 12)


Todo esse simbolismo e detalhes na história tem significados profundos, mas agora, eu quero chamar a sua atenção para o antes, a motivação que gerou a libertação. Deus compartilha seu coração com um simples homem chamado Moisés, em resposta ao clamor de um povo aflito.


O povo aflito, como toda a pessoa necessitada começou a clamar, pedir ajuda, protestar contra a opressão e escravidão. O aflito grita!!! Protesta!!! Expressa a sua dor, e a expressa de várias formas, ele quer ser ouvido, ele precisa ser ouvido, ele precisa de um libertador. Esse aflito sou eu e você, são nossos filhos, amigos. Gritamos, calamos, agredimos, omitimos quando na verdade estamos ansiando por liberdade. Pois nascemos para a liberdade de viver em paz com Deus e todos!


O Deus que ouvi, nosso Deus vivo e misericordioso mesmo sendo Deus em si mesmo, sem ter necessidade alguma de nós (porque Ele não precisa e nem depende de nós pra nada), Esse Deus, apesar de toda glória dEle, ainda se importa conosco e ouvi a nossa dor, vê a nossa aflição, Ele sente a nossa dor. Ele viu a aflição do povo no Egito. Ele vê a nossa aflição! Ele sabe e enxerga a sua dor! Isso é confortante e sustentador. E, o melhor, Ele venhe ao nosso encontro e envia um libertador!


o libertador, Deus agi em favor dos oprimidos, e compartilhar isso com o homem a quem Ele envia como libertador. No Egito Ele compartilhou isso com Moisés, hoje Ele deseja compartilhar esse amor libertador comigo e com você. O libertador age com a motivação que vem de um Deus de amor que deseja que todos sejam livres. Livres para se relacionar com o Deus de amor e paz.


 “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas?” Romanos 8.32

Eu concluo com a tentativa de trazer isso a nossa realidade atual...




O processo de liberdade começa quando paramos para ouvir o sofrimento e a dor dos que estão aflitos em alguma prisão. É a nossa insensibilidade e egoísmo com aqueles que sofrem que os mantém presos. No dia-a-dia quando jogamos comida e dinheiro fora alimentando o nosso consumismo desenfreado, colaboramos para que eles fiquem mais pobres e mais aflitos, os mantemos presos. Ao sustentar nossa ganancia sustentamos a morte deles. Assim como foi eu quem levou Jesus a Cruz, sou eu quem leva todos os inocentes a morte diariamente, quando estou preso ao meu egoísmo financio a morte e a prisão deles.

De verdade, o aumento dos limite dos nossos créditos, o sonho do carro do ano, as viagens caras, o collar de brilhantes, o anseio por mais e mais, gera e sustenta o menos e menos e o fim deles. Eu Não o Julgo por desejos e anseios que seu dinheiro pode pagar, só convido você a fazer o que procuro ensinar para minhas duas filhas: "Sharing is caring" compartilhar é se importar! compartilhe! Se você tem 1000 ou 1, simplesmente COMPARTILHE!

Feliz Páscoa ao envolvendo no processo de libertação dos que clamam!



Wanderley Braga
Dallas, Abril 5, 2012



Um comentário:

  1. Dividir e compartilhar.
    Agora tem outro sentido, ao ler teu texto....obrigada.
    Compartilhar e se importar...quero ensinar isso para os meus filhos tbm.

    ResponderExcluir