quarta-feira, 13 de junho de 2012

Coração enganoso

Coração enganoso, quem o conhecerá?

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração…” Jeremias 17.9-10

Quando a Bíblia fala do coração ela fala sobre a mente, o Sistema Nervoso Central. A mente onde é processado tudo que somos, como agimos e principalmente reagimos a tudo. As emoções como parte de alta influencia em nossas decisões devem ser consideradas perigosas, pois elas podem nos enganar.

O coração é enganoso, ele pode enganar principalmente a nós mesmos. A nossa mente tem o poder de criar realidades que para nós parecem fazer todo o sentido, e mesmo que todos ao nosso redor digam o contrário, nós somos capazes de acreditar que o mundo inteiro esta errado e o nosso enganoso coração esta certo.

há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (provérbios 16.25)

Quando estamos deprimidos ou eufóricos o enganoso coração ganha força e um poder de influencia maior, por isso é importante NAO DECIDIR NADA nesse período, já que existem decisões que podem mudar uma historia, e influenciar a muitos ao nosso redor. Ns precisamos estar bem, buscar conselhos e estar com a razão trabalhando num contexto de emoção equilibrada. e Nunca tomar decisões num contexto complicado e guiado por excessiva emoção.


o que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.(provérbios 28.26)


Conheço muitos que decidiram se divorciar, casar, comprar coisas caras, emprestar dinheiro, apostar em empreendimentos, e tomarem outras importantes decisões e depois de pouco tempo vir a sofrer e se arrepender. Eles foram enganados pelo enganoso coração.




Então fica a dica,

- Mantenha a sua mente saudável: tudo que for puro, agradável, de boa reputação nisso pensais, alimente sua mente de coisas boas e saudáveis; leia bons livros, converse boas conversas, tenha bons amigos, evite coisas estressantes, faça exercícios físicos todos os dias, ria, perdoe, ame, faça algo diferente, busque ter um mentor, mestre, conselheiro, terapeuta;  

- Submeta-se a Deus: Deus é o único que conhece e pode examinar profundamente o teu coração/ a tua mente. Portanto, se submeter a Ele é o caminho. Ele tem para nós Leis Governamentais de Amor que visam nos proteger e nos guiar pelo bom caminho. Na Bíblia agente encontra princípios saudáveis que podem guardar a nossa mente, como por exemplo Não se vingar, não revidar o mal, agir sempre com amor e respeito; fazer aos outros o que você gostaria que eles fizessem com você, etc... Orar a respeito das decisões, fugir de coisas ruins, ...

- submeta-se a outras pessoas: viver isolado não faz bem, pois somos seres interdependentes e sempre o outro terá algo de bom a acrescentar-nos. Isolados podemos nos tornar auto-suficientes e cegos diante do nosso enganoso coração. Devemos portanto, nos cercar de gente que pensa, que tem experiência e nos ama e pode nos ajudar. Uma das Leis de Deus que nos protege é "submetei-vos uns aos outros". Ter alguém pra compartilhar a vida e as decisões complexas é um caminho pra não sermos enganados pelo coração e de experimentarmos o discernimento saudável para boas decisões, e para vivermos com sabedoria e paz.


Fica em Paz, aguenta a pressão e que Deus te ilumine!

Wanderley Braga
CC - Florida
June, 2012










Nenhum comentário:

Postar um comentário