segunda-feira, 30 de julho de 2012

Minha Caixa de Picolé

Minha Caixa de Picolé

Quando eu tinha 11 anos de idade, menino de bairro, pobre Mas com sonhos, pequenos do tamanho das limitaçōes de Bairro, Eu quiz um tenis chamado New Balance, eu não sabia o que significava o nome do tenis, Mas estava na Moda e eu queria. Ele custava 50 cruzeiros, pedi do meu pai, no que Ele me disse: Eu te dou 25, e você vai decidir o que quer, você pode gastar os 25 ou você pode multiplica-lo e completar os 50, e finalmente comprar seu tenis. Eu fiquei motivado e me senti desafiado. Fui la na rua debaixo, e falei com o Nego, um colega, picoleseiro experiente que me deu uma ideia de comprar a minha caixa que custou 15 e comprar meus primeiros 150 picoles pra vender na Balsa do São Raimundo.

A minha caixa de picolé era azul com a tampa branca, ela era minha companheira, ouviu minhas canções, oraçōes, e pensamentos altos... ouviu meu choro, quando um cara grande roubou meu chapéu, viu eu a defendendo quando um cara quis chuta-la. Eu cuidava da minha caixa, e ela "cuidava" de mim! Cheguei a vender 600 picolés por dia, principalmente dia de Sábado. E, graças a minha avó que me encorajava a tomar banho, ela pentiava o meu cabelo pro lado esquerdo, e colocava minha camiseta por dentro de minha bermuda branca, eu era o único picoleseiro limpo do pedaço (hehehhe)...

E, agora lembrei que ganhei muitos cruzeiros, até abri uma poupança (que saudade dela), Mas não comprei o tão sonhado New Balance, But my experience as Picoleseiro balançou minha vida, me deu um novo balanço... (nao sei se ficou legal essa parte!?)

Daquele tempo de menino ainda guardo no peito muita saudade, gratidão e uma profunda alegria Pois Nas minhas privaçōes e limitaçōes eu descobria que pra gente ser feliz independe de qualquer coisa material seja dinheiro o qualquer outra coisa... Então vivamos!!! Aqui estou eu passando pela vida com uma caixa que pode matar tua sede e adoçar tua vida... Eu Sou de Bairro e lá vou eu com Minha Caixa de Picolé!

Wanderley Braga
Julho de 2012

Um comentário: